página Inicial CDS Brasil
Serviços
Links Úteis Parceiros Contato
espaço
Notícias  >>  Entrevistas
O que fazer com o seu 13º?

Especialistas em finanças pessoais respondem às dúvidas mais comuns nesta época do ano.

O pagamento do 13º salário gera expectativas em todo mundo. Com o bolso recheado de dinheiro, o desejo de presentear fica maior, o que desperta o interesse do comércio varejista, que aguarda com ansiedade os mais de 80 bilhões de reais que o 13º despeja na economia do país.

Mas em ano de incertezas financeiras, como o de 2009, de que forma as pessoas devem se planejar para gastar bem esse ganho adicional? A VOCÊ S/A ouviu três especialistas em planejamento financeiro familiar e eles dão suas dicas. Uma delas pode servir para você. 

Como gastar o 13º salário?
"Para os endividados não há dúvidas que o melhor a fazer é se livrar dos juros do cartão, do cheque especial ou de outro financiamento de longo prazo. Mesmo que as prestações caibam no seu orçamento, não é inteligente comprar um carro, por exemplo, em 72 ou 84 meses. É o mesmo que pagar por dois carros e levar só um. Tente criar um projeto de dívida zero, negociando descontos com os credores. Poupe antes e barganhe o preço depois." - Augusto Saboia, personal finance da Saboia Advisors, em São Paulo.

E quem não tem dívidas?
"Para os não endividados, sugiro dividir o 13º salário em três partes: a primeira é para gastar, pois você merece. A segunda é para lembrar que no início do ano temos gastos como IPTU, IPVA, matrícula dos filhos e material escolar. A terceira é para pensar no futuro. Se esse dinheiro for o pontapé inicial para sua reserva financeira, recomendo a poupança. Para quem já tem uma reserva e quer garantir o futuro, a opção são os títulos do governo por meio do Tesouro Direto, escolhendo opções para seis, sete ou oito anos.Se quiser arriscar um pouco mais, pode aplicar em fundo de ações, ou comprar ações de uma empresa de sua preferência." - Erasmo Vieira, consultor financeiro da Planilhar Planejamento Financeiro, em São Paulo.

Quais as dicas para economizar nas compras de final do ano?
"Para economizar nos presentes de Natal e Ano-Novo, as dicas são: comprar com antecedência porque os preços estão mais baixos; fazer uma lista com os nomes das pessoas que serão presenteadas; definir o valor das compras. Com a lista em mãos e o orçamento definido, você poderá comparar e pesquisar preços. Se possível, parcele apenas no cartão sem juros e evite financiamentos, pois a conta pode sair muito mais cara do que você espera." - Carla dos Santos, sócia da CDS Brasil Soluções Financeiras.

Existe algum percentual que o consumidor pode gastar?
"Cada caso é um caso. O ideal é que haja programação financeira durante o ano todo. Se você poupou todo mês 10% do seu salário para gastos de final de ano, terá a liberdade para fazer o que quiser agora com o seu 13º salário." - Augusto Saboia, personal finance da Saboia Advisors, em São Paulo. Roseli Loturco.

Fonte: Revista Você S.A. - 2009

  voltar
   
 
Home
CDS Brasil
Empresa
Currículos
Parceiros
Links úteis
Serviços
Notícias
Notícias
Entrevistas
Entre em contato
CDS Brasil Soluções Financeiras
Rua Casa Forte, 708, Água Fria
São Paulo - SP - 02336-040
cdsbrasil@cdsbrasil.com.br
desenvolvido por